O universo de Ecoar é composto por quatro poderosas entidades absolutas e diversos planetas com entidades planares.

As entidades absolutas representam forças motrizes da própria Criação. Extremamente poderosas, a existência de tudo não continuaria da mesma forma caso uma delas viesse à desaparecer.

As entidades planares representam os planos dentro de um planeta. Planos são diferentes dimensões que compartilham o globo, sendo separados pela força dessas entidades.

A entidade Abismo é o berço da Criação, e abriga toda a existência. Todos os planetas são iluminados pela Grande-Chama, a entidade absoluta que representa o sol.  Circulando ao redor de cada planeta há uma ou mais luas, representações da entidade Lunara. O Éter envolve cada planeta, servindo como uma barreira entre eles e o Abismo, e possuindo seu plano próprio.

Esses mundos são majoritariamente habitados por personas e entienses. Personas são criaturas conscientes e sapientes, e serão os protagonistas da histórias e os personagens jogáveis dentro de o Ecoar. Entienses são basicamente todos os outros seres vivos que não se encaixam dentro da categoria de personas e criaturas sobrenaturais.

O mundo dentro do universo de Ecoar seria muito bonito, se não assolado por uma doença sobrenatural chamada Praga. Essa doença se alastrou por todos os planos, sua origem é incerta e a devastação causada por ela é enorme.

Planos

Os planos são os locais de residência das criaturas. Lá dentro, a vida consegue perseverar. Na maioria das vezes, pelo menos.

Cada planeta possui seu próprio conjunto de planos, e cada plano é governado por uma entidade planar. Essa entidade irá, no início da criação do planeta, criar divindades. Estas divindades recebem o papel de criar as primeiras personas, as quais serão feitas à imagem desta divindade, assim criando uma raça de persona.

Personas

As personas são a espinha dorsal do universo de o Ecoar pois, sem elas, este não existiria.

Existem personas de todos os tamanhos e tipos, e cada tipo diferente de persona é chamado de raça. Cada raça de persona possui um ancestral divino, uma divindade responsável por ter iniciado a linhagem. Estas divindades são originadas das entidades planares, as quais criaram as primeiras personas para iniciar a população de seus planos.

Entidades

As entidades são representações da criação dentro do próprio universo. Proibidas de intervir diretamente no fluxo das coisas pelo próprio Criador, estes seres superpoderosos precisam encontrar meios alternativos de influenciar o mundo das personas.

Há três tipos de entidades: entidades absolutas, entidades planares e entidades menores. Nenhuma delas pode interferir diretamente no mundo físico com seus poderes, então elas encontram um jeito alternativo.

As entidades absolutas criam os Caçadores. Personas escolhidas para portar o poder da entidade e combater a Praga.

As entidades planares criam as divindades. Personas que elas julgaram dignas de se tornarem os guardiões de sua existência, e seu plano.

As entidades menores fazem pactos com personas, convidando-as para se unir à sua causa e receber os mais variados poderes. Essas entidades não estão conectadas diretamente à uma representação natural ou algo assim, mas ainda estão limitadas à não intervir diretamente no mundo das personas. Suas representações são das mais variadas, e algumas delas decidem se juntar à Praga para quebrar sua limitação e poder intervir diretamente nos planos.

As entidades menores que escolhem trilhar o caminho da Praga recebem o nome de Demônios.

Praga

A Praga é terrível. Seus Arautos são cruéis, perigosos e monstruosos. Aqueles que se tornam vítimas da Praga também não caem muito longe dessa descrição, já que se transformam em mortos-vivos amedrontadores.

Quatro minutos. Esse é o tempo que um corpo infectado pela Praga que teve sua alma retirada de seu corpo, através de trauma físico ou psicológico, leva para se tornar um Contaminado.

Contaminados podem assumir diferentes formas de acordo com o jeito em que morreu ou as condições de sua transformação, mas o tipo mais comum são criaturas semelhantes à zumbis, com pouca ou nenhuma inteligência mas grande vontade inconsequente de espalhar a infecção para mais criaturas.

Os Arautos da Praga são os responsáveis de trazer essa infecção. Eles receberam este nome devido ao motivo de que sempre que um aparece, casos de infecção aparecem logo em seguida, sendo um indicador de que algo está errado e que a desolação é eminente.

Caçadores são umas das únicas personas imunes à esta Praga. Por isso, eles também são um dos únicos que levam a luta até os Arautos, ativamente tentando destruí-los. Afinal, este é o propósito entregue pela entidade absoluta que lhe concedeu o título de Caçador.

Criaturas criadas pela Praga, sejam Arautos ou Contaminados, devem ser expurgadas ou ter seus corpos completamente queimados após serem derrotadas. Caso isso não aconteça, seus corpos e sua existência serão completamente reconstituídos após 24 horas de sua morte.

Caçadores

Heróis, mercenários ou fanáticos religiosos? Provavelmente, todas essas opções.

Com o poder de lutar contra a Praga concedido pela sua entidade absoluta patrona, os Caçadores são a linha de frente da Caçada.

Seus poderes variam enormemente, e cada um pode possuir um estilo de luta diferente do anterior. Mas no geral, todos são imunes à Praga, são capazes de danificá-las e expurgar seus monstros.

Todos os Caçadores possuem algo chamado Marca da Caçada, um símbolo permanentemente tatuado em seus corpos que representa a mão da entidade absoluta sobre eles, e que os assinala como Caçadores. A representação dessa Marca pode variar de acordo com a entidade.

Planeta Terra

O planeta Terra foi o primeiro planeta à ser criado para o Ecoar.

O planeta Terra abriga quatro planos, sendo eles: Caeruleum, Faerie, Inferno e Sylvan.

Cada plano possui suas próprias peculiaridades, e 6 raças de persona. O primeiro plano à ser trabalhando durante a Criação do Ecoar foi o plano Caeruleum, e ele será o foco de atenção.

Plano Caeruleum

O Plano Caeruleum: onde qualquer um pode ser o que quiser. Se viver o suficiente para isso.

O plano Caeruleum é lar de diversas nações, que evoluíram suas tecnologias de forma completamente diferente.

Essas nações são extremamente diferentes entre si, abrindo diversas opções para aqueles que habitam este plano.

Aliança Resistente

Localizada em Gerrah, seus habitantes são gerrahnos.

Gerrah pode ser considerada uma terra de paz por forasteiros, mas lá dentro a perspectiva é outra. Com uma tecnologia nada avançada, mas conhecimentos mágicos capazes de fazer chover fogo sobre seus inimigos, a Aliança Resistente decidiu se fechar das outras nações.

Sendo a nação com maior discrepância tecnológica quando comparada às outras, o povo gerrahno raramente aceita visitantes.

Governo Meneviano

Localizado em Meneva, seus habitantes são menevianos.

Os menevianos são durões e cabeça dura. Grande parte de sua população vive na miséria, em uma parte chamada de “Baixa Meneva”. Lá, os pobres passam fome e trabalham para sustentar os ricos.

Por outro lado, os habitantes da Alta Meneva possuem tudo do bom e do melhor, estando longe de passar fome. É lá que ficam as incríveis e famosas escolas de Meneva, onde personas de todo o Plano Caeruleum vão para estudar. A maior parte deste território fica nas grandes ilhas ao sul de Meneva, e no litoral próximo delas.

Império Angreão

Localizado em Angra, seus habitantes são angreões.

O grande Império Angreão, o maior conquistador de toda a história do plano Caeruleum. Infelizmente, hoje em dia ele não passa de um amontoado de cidades arruinadas, tomadas pela Praga e pela desolação.

Os poucos refugiados que sobreviveram se mudaram para outras nações. Pouco se sabe do quão ruim está a situação no Império Angreão após o completo abandono de seu território.

Império Darenviano

Localizado em Darenvia, seus habitantes são darenvianos.

Uma nação irmã do Império Angreão. Darenvia foi conquistada pelo antigo Império Angreão em eras passadas, e absorveu muito de sua cultura, para não dizer tudo.

Nascida em meio à guerra, e treinada para a luta, a nação darenviana trava conflitos extremos contra qualquer um que ouse ficar em seu caminho. Seu poder se tornou tanto que nem o Império Angreão era capaz de parar completamente a investida de seus exércitos.

União Lyriana

Localizada em Lyrio, seus habitantes são lyrianos.

A União Lyriana é uma nação fria, tanto em clima quanto em personalidade. Neva na maior parte de seu território, e seus habitantes raramente fazem algo além de cuidar da própria vida.

Suas cidades com altos arranha-céus são frequentemente atacadas por criaturas da Praga, e suas fronteiras com o Império Darenviano possui diversas zonas de quarentena, isoladas do resto da nação por terem sucumbido completamente à Praga.

Ao norte temos Nortyrio, a parte mais fria de Lyrio, e ao sul temos Frylio, a parte não tão fria do território e que mais sofre com a guerra.

Raças naturais do Plano Caeruleum

Embora raças de outros planos também habitem o plano Caeruleum, estas aqui são as 6 raças naturais deste plano.

Deseja apoiar o Ecoar?

Caso você queira ajudar a tornar os sistemas Ecoar RPG e SET&DM uma realidade, considere realizar um apoio na nossa página do APOIA.se!

Seu apoio será direcionado aos custos do Ecoar, como o pagamento de artistas e das ferramentas necessárias para o projeto. No futuro próximo, pretendo disponibilizar o sistema do Ecoar RPG e construir uma comunidade, além de também disponibilizar uma versão totalmente modular do SET&DM para que você possa montar um sistema aos seus próprios gostos e jogar no cenário que você quiser.

Como hoje em dia o Ecoar não é minha principal fonte de renda, eu não consigo focar toda a minha atenção diária nele, embora grande parte dos meus ganhos é investido no projeto. Quem sabe, juntos, não consigamos mudar isso?