O Ecoar

é um universo fantasioso e distópico, repleto de moralidades acinzentadas, mas com lindos detalhes coloridos. Às vezes, as cores acabam sendo vermelho carmesim.

Caso esteja interessado nas histórias do Ecoar, clique no botão logo abaixo.

Só não o contemple por muito tempo, ou ele irá te contemplar de volta.

The Echoing

is a fantastic and dystopic universe, full of grey moralities, but with beautiful colorful details. Sometimes, this colors end up being crimson red.

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Just don't gaze it much longer, or it may gaze back at you.

O que é o Ecoar?

“Assim como um eco criado por um som fica mais fraco a cada repetição,  o Eco de uma persona também se definha com cada Ecoar. Nunca se tratou sobre imortalidade, apenas novas chances igualmente fadadas ao fim .” – Maeve Dupont

O Ecoar é como é chamado o processo de ressurreição pelo qual as personas mais obstinadas e com maior força de vontade passam, e quando isso acontece elas são chamadas de Ecos. É incerto o que torna uma pessoa disposta ao Ecoar, mas pesquisadores de todos os cantos buscam entender o segredo da imortalidade.

De onde isso veio?

O universo do Ecoar começou a ser criado em 2019, com o intuito de ser utilizado com um sistema de RPG de mesa criado por mim. Nascido de um momento melancólico, que foi impulsionado pela pandemia do COVID-19.

O Ecoar conta a história de um mundo assolado por uma doença chamada Praga, a qual se alastra com velocidade quase inabalável e com ela leva desesperança e melancolia à todos os lugares, transformando aqueles que morrem infectados em monstros terríveis. Os únicos imunes à essa doença são os Caçadores, uma fagulha de esperança na luta contra o mal maior.

A premissa desse sistema é oferecer mecânicas diversas e diferentes do que há por aí hoje em dia, com opções para você ser quem você quiser ser, tentando evitar ao máximo a complexidade desnecessária. Seu universo é sombrio, com inimigos preto no branco, mas com heróis de moralidades questionáveis.

Para complementar o sistema, o cenário do Ecoar apresenta diversas nações com inúmeras tecnologias, e planos (que funcionam como diferentes dimensões) com um total de 24 raças naturais e jogáveis base, além de diferentes linhagens para cada uma dessas raças.

Em Ecoar, você pode ser quem quiser, e o que quiser.

Afinal, quem sou eu?

Você pode me chamar de Leonhardt. Embora este não seja meu nome real, este nome é compartilhado com um personagem dentro do próprio mundo do Ecoar, o qual eu considero minha representação lá dentro.

Fora do Ecoar, trabalho com atendimento e experiência do cliente há pouco mais de dois anos. Sou formado em marketing e sou completamente fissurado por jogos em geral, mas principalmente RPG de mesa. Também faço alguns cosplays, quando tenho a oportunidade.

Adoro escrever e desenvolver histórias para meus personagens e para as sessões de RPG que eu mestro. Unindo o útil ao agradável, pensei em apresentar o Ecoar ao mundo e desenvolver histórias que possam entreter, emocionar e alegrar os outros tanto quanto o Ecoar me entreteve, emocionou e alegrou.

O que é esse tal de RPG de mesa?

A sigla RPG significa Role-Playing Game, em português fica Jogo de Interpretação de Papéis. Se você achou que se tratava de uma reeducação postural global em cima de uma mesa, saiba que está enganado. O RPG de mesa é costumeiramente jogado em cima de uma mesa, mas também pode ser jogado digitalmente através de plataformas chamadas “digital tabletops”.

A vasta maioria dos RPGs de mesa possuem em torno de 4 jogadores e um mestre. Embora para quase todos os jogos o 1 mestre é obrigatório (nem mais, nem menos), o número de jogadores pode variar desde 1 até uma completa baderna na área de serviço da casa dos seus pais. Sendo mais preciso, embora o número de jogadores recomendados seja em torno de 4 à 5, não há um limite preestabelecido na maioria das vezes.

Os jogadores controlam personagens e os interpretam na mesa, como se fosse um teatro. O mestre do jogo é responsável por controlar tudo que não são os jogadores, como cenários, acontecimentos, interações e personagens não jogáveis. Como seria tudo muito injusto se o mestre decidisse o resultado de toda e qualquer ação, ações importantes feitas por personagens geralmente tem seu resultado decidido por rolagens de dados. Essas rolagens são apoiadas por bônus ou penalidades da ficha do personagem em questão, para então poder ser dito se ele teve sucesso ou se fracassou.

Há diversos sistemas de RPG de mesa disponíveis hoje em dia, desde o cenário medieval de fantasia até um futuro cyberpunk. O limite é a sua imaginação.

Sobre o SET&DM

“SET&DM” é como eu chamo o meu sistema modular de RPG de mesa. SET&DM sigfinica “Singularidades, Equipamentos, Traços & Dados, Modificadores”, que é um jeito de resumir como o sistema funciona.

A proposta desse sistema é fornecer aos mestres e jogadores de todo o mundo um sistema de RPG capaz de ser completamente adaptado e moldado aos seus interesses. Com ele, você poderá jogar um RPG de mesa dentro do mundo do seu universo, filme ou série preferido!

Ele está em desenvolvimento junto com o sistema de RPG do Ecoar, afinal, o próprio Ecoar RPG utiliza as regras e mecânicas modulares do SET&DM como base.

O sistema de RPG do Ecoar

Criado para ser jogado dentro do universo do Ecoar, o Ecoar RPG é um sistema com regras de autoria própria. O sistema foi criado por mim, um mestre de jogo, jogador, e aspirante a escritor, com o intuito de fazer com que todas as minhas ideias malucas tivessem um mundo e mecânicas de jogo que conseguissem acompanhá-las.

O universo do Ecoar possui 24 raças naturais (além das sintéticas), e o seu sistema de RPG acompanhará este número, com diferentes opções de linhagem para cada raça. Apenas considerar uma linhagem para cada raça, já chegamos em 576 variações de personagens, logo no primeiro parágrafo sobre o sistema. Esse número pode ser obtido ao mesclar um sistema de linhagem primária e linhagem secundária, onde o personagem pode apresentar características de apenas uma raça ou de duas raças simultaneamente.

As quatro entidades absolutas do Ecoar também desempenharão importantes funções, já que os Caçadores que elas criam receberão os holofotes neste sistema. Cada uma das quatro cria diferentes tipos de Caçadores, com diferentes tipos de poderes sobrenaturais. Singularidades atreladas à raça e ao tipo de caçador que o personagem é permitirão personagens ainda mais únicos. As classes dos personagens serão definidas pelas Escolas Marciais, que permitirão que suas singularidades sejam intercaladas entre si, abrindo espaço para combinações incríveis.

Para complementar todo o leque de opções já citados, há um dos grandes pontos deste universo: devido à magia e os seres extremamente poderosos que lá habitam, diferentes nações evoluíram de formas diferentes, e suas tecnologias podem ser completamente diferentes.

No Plano Caeruleum, por exemplo, não seria estranho ver um samurai montado em um alossauro, viajando ao lado de seu amigo soldado que está dirigindo uma moto. Se interessou? Clique no botão abaixo para descobrir mais detalhes sobre este mundo!

Deseja apoiar o Ecoar?

Caso você queira ajudar a tornar os sistemas Ecoar RPG e SET&DM uma realidade, considere realizar um apoio na nossa página do APOIA.se!

Seu apoio será direcionado aos custos do Ecoar, como o pagamento de artistas e das ferramentas necessárias para o projeto. No futuro próximo, pretendo disponibilizar o sistema do Ecoar RPG e construir uma comunidade, além de também disponibilizar uma versão totalmente modular do SET&DM para que você possa montar um sistema aos seus próprios gostos e jogar no cenário que você quiser.

Como hoje em dia o Ecoar não é minha principal fonte de renda, eu não consigo focar toda a minha atenção diária nele, embora grande parte dos meus ganhos é investido no projeto. Quem sabe, juntos, não consigamos mudar isso?